Resenha - Insurgente

Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 512

Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

“As pessoas, eu descobri, são camadas e camadas de segredos. Você acredita que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre escondidos de você, enterrados em seus próprios corações. Você nunca vai conhecê-las, mas às vezes você decide confiar nelas.”

"Insurgente" se passa em um verdadeiro caos: a Erudição, através do soro da simulação, controla toda uma facção - Audácia - para a destruição da Abnegação. Os motivos? Possivelmente devido uma informação que eles possuíam (mas para saber disso só lendo toda a história).
Tris e Tobias, por serem divergentes, não sofrem o efeito do soro, por isso fogem com a missão de parar o que quer que esteja causando o controle dos membros da Audácia.
O que se desencadeia a seguir é uma verdadeira guerra: Abnegação devastada, metade da Audácia se revela traidora e se junta à Erudição, a outra metade se junta a Tris e Tobias para tentar vencer Jeanine, a líder da Erudição.
Ocorre uma série de acontecimentos, com muita ação, envolvendo mortes, tiros, a descoberta dos sem facção como uma nova facção, ou, até mesmo, como o primeiro passo para o rompimento dessa divisão da sociedade. 

“Insurgente,” diz ele. “Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, que não é necessariamente considerada agressiva”.

Eu particularmente, apesar de gostar do segundo livro, não gostei tanto quanto o primeiro livro da série. Acho que os testes realizados na Audácia, o envolvimento de Tris com Tobias, enfim, todo o universo do primeiro livro me chamou mais a atenção e despertou mais minha curiosidade. O segundo livro já tem mais ação, mas achei que alguns acontecimentos foram um pouco previsíveis. Mas ainda assim a série é muito boa e me deixou ansiosa para ler o terceiro livro!

Nota da capa: 7
Nota da história: 9

5 comentários:

  1. Esse livro está na lista das minhas próximas leituras, e espero que goste dela como gostei do primeiro livro, já que tem muita ação u.u
    os-jovens-leitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, parabéns! E amei o seu blog, estou te seguindo, Flor.
    O livro parece ser ótimo, mas fiquei triste de saber que não gostou tanto desse, as vezes acho que em trilogias ou sagas tem sempre um livro que é mais decaído, mas cabe a nós passar por ele, para poder continuar.
    A história me parece bem bolada, e com MUITOS conflitos, essas histórias de Facção, soro.. Acho que logo todo o povo vai entrar em revolta, é quase o que acontece toda vez. Mas acho que esse livro vai para a minha lista dos que pretendo ler!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  3. O primeiro sempre é bom. Ainda não li esse livro mas estou LOUCA para ler. Espero gostar tanto quanto Divergente.
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro!
    Beijos.
    Tá rolando promoção, olha lá:
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...Há a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

© Marcas Indeléveis - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png