Meu blog é neutro em carbono

Olá leitores!

Hoje venho falar um pouquinho sobre o Gesto Verde. Conheci a campanha essa semana e me identifiquei muito com a causa, que é de ajudar o meio ambiente.
Você sabia que um blog pode produzir quase 3,6 kg de dióxido de carbono por ano? De acordo com um estudo realizado por um ambientalista e físico de Harvard, um internauta produz cerca de 0,02 gramas de CO2 por exibição de página. 
O Gesto Verde então lançou o desafio de plantar 1.000 árvores nativas no Brasil. Para isso, precisam da participação de 1.000 sites ou blogs, sendo que cada selo ou post sobre a campanha é revertido em uma árvore plantada.
O site também traz algumas informações importantes que precisam ser divulgadas para aumentar a conscientização da população sobre o quanto o meio ambiente é importante para nós e o quanto o mesmo vem sofrendo pela ação humana.

São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia.
Uma análise do impacto ambiental causado pela produção e pelo uso intensivo de papel mostra duas graves consequências ambientais:

  • Perda da biodiversidade: Através do desmatamento de matas nativas da monocultura de pinus e eucapilto, e o elevado uso de recursos naturais (água e energia).
  • Aumento da produção de lixo: Assim como outros resíduos sólidos, o papel é descartado inadequadamente nas ruas, em lixões e aterros sanitários.

As atividades humanas que utilizam a combustão de combustíveis fósseis, como carvão, gás natural ou petróleo liberam um alto volume de dióxido de carbono (CO2). O corte e queima de florestas são particularmente prejudiciais, já que cada árvore absorve CO2 durante a sua vida, o qual é armazenado na sua biomassa. Quando uma árvore é cortada, o CO2 armazenado volta a atmosfera. O resultado é um aumento do efeito estufa.
Podemos adotar alguns gestos simples sugeridos pelo Gesto Verde no nosso dia-a-dia e fazer a nossa parte: Usar papel reciclado, ler os jornais online, evitar imprimir materiais, imprimir em ambos os lados, compartilhar revistas com os amigos, usar a frente e o verso da folha de papel, etc.

Meu Blog é neutro em CO2, neutralize o seu também! Saiba como.

4 comentários:

  1. Oi Amanda,
    eu já li sobre esse projeto, achei super interessante. E confesso que antes de saber eu não fazia ideia que um blog poderia produzir dióxido de carbono. A iniciativa de unir blogs para ajudar o meio ambiente e conscientizar as pessoas é super legal.
    Parabéns pelo post!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda! Que ótima iniciativa! Vou participar também!
    Beijoo, Gabe!

    Blog Mundo Mágico dos Livros

    ResponderExcluir
  3. Menina, adoro essas coisas ambientais!
    Verei! :D

    Um beijo,

    http://www.algumasobservacoes.com/

    ResponderExcluir
  4. Opa...vou lá ver sim...já tinha ouvido falar desse projeto, mas nunca me informei a respeito.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Marcas Indeléveis - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png