Sobre cuidar de nós mesmos

Certa vez li uma frase do escritor Pedro Chagas Freitas, sobre cada um cuidar da sua vida. Era uma frase sensacional que, com certeza, deveria viralizar e alcançar todas as pessoas do mundo. Vá cuidar da sua vida, ele dizia. E, sabe, é exatamente isso: devemos apenas cuidar da nossa vida, sempre.
Quando cuidamos de nós mesmos temos tempo para planejar nossos sonhos e correr atrás das nossas metas, temos tempo para pensar em nossa vida e para ler o nosso livro favorito. Podemos trabalhar, estudar, malhar da forma como queremos. Porque nossa vida só diz respeito à nos mesmos e, no máximo, podemos compartilhar com quem amamos.


Por isso, não importa o que você pense sobre a vida de alguém, você não sabe o que é o melhor para ela, simplesmente porque você não conhece seus motivos, seus medos, seus desejos, pelo que ela já passou ou o que deseja alcançar. Você só sabe o que vê e não a verdadeira essência do outro, o que está abaixo da camada de pele, tecidos e sorrisos. Você só é responsável por sua própria vida. É claro que isso não significa que não podemos aconselhar uma amiga ou puxar a orelha do irmão, mas, além das pessoas que te dão liberdade para isso, ninguém mais te diz respeito. Nem mesmo a vizinha, o colega do trabalho ou a atriz da novela.
Vamos cuidar das nossas vidas e sermos o melhor de nós mesmos? Te garanto que a paz interior é incrível.


A frase inspiradora de Prometo Perder, obra de Pedro Chagas Freitas, página 46:
“Entre a sua saúde e a saúde da sociedade não hesite: escolha a sua. A sociedade se adapta. [...] Vá cuidar da sua vida: eis o segredo, eis a fórmula. Vá cuidar da sua vida. Cinco palavras, cinco simples palavras, e está tudo dito. Vá cuidar da sua vida. Vá sempre cuidar da sua vida. É ela que te importa. É sobretudo ela que tem de te importar. A sua vida e a vida de todos aqueles eleitos que fazem parte dela. Trate dela. Trate deles. Concentre-se no que importa. Guarde as forças para o que importa. O resto é merda.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Marcas Indeléveis - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png