Desconstrua velhos hábitos... destrutivos


Você já parou para pensar nas coisas que faz no modo automático? Quem leu "O poder do hábito", de Charles Duhigg, sabe que escovar os dentes ou tomar banho são ações que realizamos sem a necessidade de pensar nelas. Não nos importamos em como vamos fazer, simplesmente fazemos. E tudo bem, nosso cérebro agradece o fato de pouparmos raciocínio para assuntos mais importantes. O problema é quando nossos próprios pensamentos agem por conta própria.
Todo mundo já fez algo no qual não se saiu muito bem, seja um trabalho acadêmico, o exercício de alguma função específica no trabalho, uma tarefa doméstica. Isso também não é problema algum: aprendemos justamente com nossos erros. O problema, contudo, está quando nos acostumamos com a ideia de que não somos bons o suficiente em algo e, ao invés de arrumarmos meios para solucionar esse problema, criamos ciclos viciosos de pensamentos automáticos.
Deixe-me exemplificar. Imagine alguém que não se saiu muito bem em uma atividade uma única vez na vida e, por medo, decidiu nunca mais tentar nada parecido. Pode ser uma profissão, uma palestra, lidar com um cliente difícil no trabalho. Da próxima vez que esta pessoa precisa enfrentar a mesma situação, ela recua, lembrando-se de que talvez não seja o mais qualificado para exercer tal função. E isso, de forma inconsciente, vira um hábito do pensamento: "Ah não, isso eu não faço, não sou bom nisso". Ao invés de mudarmos a estratégia para alcançar algo, nosso próprio pensamento nos boicota, agindo em modo automático e nos privando de qualquer atitude desafiadora.


Nos acostumamos com nossos próprios pensamentos destrutivos, e o pior: raramente paramos para pensar nisso. O que você já deixou da fazer por não se considerar capaz? Qual é o papel da sua própria mente nessas ações que te limitam?
Nossos pensamentos criam não só pontes, mas também muros. É hora de desconstruir velhos hábitos e nos libertar de pensamentos destrutivos automáticos. 
Pense nisso.

Um comentário:

  1. Oi Amanda
    Eu me vigio muito para não criar hábitos destrutivos. Fui ensinada que sempre posso aprender algo novo e isso é incrível, mas nem todo mundo aprende isso. As pessoas tem que acreditar mais em si.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

© Marcas Indeléveis - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png